Seg. a Sex - 09:00 / 19:00
contato@greenovation.com.br

Matriz: Rua Otacílio Câmara, nº 485, Pelotas, RS - (53) 3305-6856
Filial: Rua José Xavier da Rosa, nº 488/04 - Carianos - Florianópolis, SC - (48) 98800-4266

 

 

Como investir hoje em energia solar para obter lucros?

retorno do investimento em energia solar fotovoltaica vai além do aspecto financeiro. Mais do que a economia gerada na conta de luz, é uma fonte de geração de energia limpa, sustentável, que não agride o meio ambiente. E é apenas o começo.

 

Então, por que investir em um sistema solar?

Entre as inúmeras vantagens que a energia fotovoltaica oferece, uma delas é o excelente custo-benefício para usuários, considerando o valor da tarifa de energia em relação ao custo total de instalação e operação do sistema solar fotovoltaico.

O sistema trabalha com payback, ou seja, com tempo de retorno do investimento. 

O tempo de retorno do investimento ou 'payback' representa o tempo necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, comece a dar lucro para o proprietário. Basicamente, para fazer este cálculo é necessário fazer o levantamento do custo total do investimento e dividi-lo pela economia proporcionada mensalmente.

O payback é o período de tempo necessário para se obter retorno de todo o investimento efetuado em alguma aplicação. Trata-se de um termo é bastante utilizado para aplicações elétricas e de eficiência energética para analisar a sua viabilidade econômica.

Nos sistemas fotovoltaicos costuma variar de 4 anos e 6 meses a 6 anos. Apesar de o investimento inicial para instalação de um sistema de energia solar ser a partir de R$ 10 mil, o retorno desse investimento é pago com a economia de energia elétrica e da contribuição de iluminação pública a longo prazo.

Como exemplo podemos citar um imóvel que possui um conta de energia de R$ 200 mensais. Com a instalação de um sistema de energia solar, pode-se reduzir a conta para a tarifa mínima, gerando um retorno de 10 a 30% ao ano.

Redução da conta de energia e recebimento de créditos.

Quando os painéis solares estão instalados de forma integrada ao sistema elétrico da concessionária, a energia elétrica gerada que não for consumida totalmente poderá ser "injetada" na rede de distribuição e convertida em créditos. Esse crédito é compensado na próxima conta de energia, reduzindo o valor cobrado. Essa troca de energia constitui o sistema de compensação regulamentado pela ANEEL.

Valorização do seu imóvel.

A realidade é que, além do retorno financeiro gerado com a economia de energia e os benefícios ao meio ambiente envolvidos na sua instalação, as placas fotovoltaicas agregam valor ao imóvel, gerando um ganho patrimonial significativo. É comum encontrar compradores dispostos a pagar um valor mais alto para adquirir um imóvel sustentável e que traga economias a longo prazo. 

O sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica e aquecimento de água é considerado uma melhoria na edificação. Sendo assim, o recurso arquitetônico sustentável de energia solar contribui para a valorização do imóvel de 6% até 10%.

 

Sistema customizável.

Os sistemas de energia solar são modulares, podendo ser dimensionados conforme a necessidade do cliente. Essa flexibilidade, a partir da customização e expansão do sistema, quando necessário se torna uma tecnologia apropriada suprir qualquer atividade que precise de uma geração energética maior.

Vida útil do sistema.

Os sistemas de energia solar fotovoltaicos possuem vida útil de aproximadamente 30 anos. Durante este período, a principal manutenção está relacionada com o inversor, que deve ser trocado no período entre 10 e 15 anos. Além disso, deve ser feita uma limpeza a cada 1 ano para retirada da poeira. Esta pode ser realizada pelos próprios moradores da residência, o que torna o custo zero

Se livre das bandeiras tarifárias e os reajustes.

Ao recorrer ao sistema de geração de energia solar fotovoltaica, o consumidor será beneficiado em relação aos reajustes nas tarifas de energia e ao pagamento de bandeiras tarifárias, impostas pela agência nacional de energia elétrica (ANEEL).

Os reajustes das tarifas de energia elétrica gerada pelas concessionárias são acima da inflação. O consumidor que optar investir em energia solar, está imune a esses reajustes, assim como às bandeiras tarifárias. Estas levam em consideração o custo da geração de eletricidade e são aplicadas como acréscimos ao valor do kWh, podendo ser verdes, amarelas ou vermelhas.

 

Torne-se um produtor de energia, ganhe você também, com a melhor decisão de investimento.

 

 

Receba notícias como essa, automatcamente em seu e-mail!

Temos como objetivo promover o uso da energia solar fotovoltaica como forma de reduzir os custos para os consumidores, contribuir para a diversificação da matriz energética brasileira e reduzir o impacto ambiental causado pelo uso de combustíveis fósseis.

Blog da Green

Fique por dentro da novidades do Blog da Green!

matriz

Rua Otacílio Câmara, nº 485, Pelotas - RS
(53) 3305-6856

filial

Rua José Xavier da Rosa 488/04 - Carianos - Florianópolis SC
(48) 988004266